Palestrantes e Coordenadores

 
 
Coordenador da Jornada: 
Dr. Cláudio Meneghello Martins
Psiquiatra, Presidente do CELPCYRO, Diretor Regional Sul da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Mestre em Psiquiatria, Chefe do serviço de Psiquiatria do Hospital Presidente Vargas, Professor e Preceptor da residência em Psiquiatria na UFCSPA/Hospital Presidente Vargas.

 
Homenageado: 
Dr. Cláudio Laks Eizirik
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro do corpo clínico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre e ex-presidente da Associação Psicanalítica Internacional.

========================================
 

Angelo Campana
Medico Psiquiatra; Membro do Conselho Consultivo da ABEAD; Coordenador do Departamento de Psiquiatria Social da APRGS Psiquiatr; Sócio da Villa Janus-Serviço de dependência química e outros comportamentos aditivos.


 

Antonio Egidio Nardi
Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina - Instituto de Psiquiatria - UFRJ, Coordenador do Laboratório de Pânico & Respiração do Instituto de Psiquiatria - UFRJ. Possui graduação em Medicina, mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental e doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental. Coordenador da sede Rio de Janeiro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Translacional em Medicina (INCT-TM).

Antonio Geraldo da Silva

Médico Psiquiatra - Residência Médica integrada em Psiquiatria da UnB/HSVP em 1988;Especialista em Psiquiatria pela ABP/AMB; Especialista em Psiquiatria Forense pela ABP/AMB; Tesoureiro da Associação Psiquiátrica de Brasília – APBr;Diretor da Associação Médica de Brasília – AMBr;Diretor Adjunto do Sindicato dos médicos do DF – SINDMÉDICO; Membro Titular da Academia de Medicina de Brasília (Cadeira número 13); Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Federal de Medicina – CFM; Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.


Betina Mariante Cardoso
Médica Psiquiatra e Psicoterapeuta, Mestre em Psiquiatria (UFRGS). Proprietária e Diretora da Casa Editorial Luminara, Editora-Boutique com publicações em Literatura, Humanidades Médicas e Cotidiano & Lazer. 
Colaboradora do setor de Humanismo Médico do CELPCYRO. Autora do livro de crônicas culinárias 'Pequeno Alfarrábio de Acepipes e Doçuras', bem como de artigos e ensaios. Editora  e escritora do blog 'Serendipity in Cucina', desde março de 2012, em que desenvolve temas relativos à culinária, comportamento, saúde e qualidade de vida. 


Carlos Alberto Iglesias Salgado
Psiquiatra, Especialista em Dependência Química pela UNIFESP, Mestrado em Psiquiatria pela UFRGS, Pesquisador Associado do ProDAH/HCPA, Conselheiro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), Membro da Camara Técnica de Psiquiatria do CFM e Psiquiatra da UDQ/HMD.


Carlos Alberto Sampaio Martins de Barros
Médico Psiquiatra; Especialista pela UFRGS e ABP-AMB, com área de atuação em Psicoterapia; Coordenador do Departamento de Psicoterapia da ABP; e Diretor de Ensino do CEJBF.


Carlos Augusto Ferrari Filho
Vice-Presidente da Associação de Psiquiatria do RS (APRS). Formou-se em Medicina pela UFRGS; especializou-se em Psiquiatria pela UFRGS; realizou Formação Psicanalítica pela SPPA (filiada à International Psychonalitycal Association), realizou Mestrado em Administração na UNISINOS. Sócio da Confluencia Competitividade, empresa de inovação em conhecimento, com foco em tecnologia de gestão e da informação. 

Celso Gutfreind 
Nasceu em Porto Alegre, em 1963. É escritor e médico. Como escritor, tem 29 livros publicados, entre poemas, contos infanto-juvenis e ensaios sobre humanidades e psicanálise. Participou de diversas antologias no Brasil e no exterior (França, Luxemburgo e Canadá). Foi traduzido para o francês, inglês e espanhol. Tem diversos prêmios, entre os quais se destacam Açorianos 93 e Livro do Ano, da Associação Gaúcha de Escritores em 2002, 2007, 2011 e 2012. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2011. Foi escritor convidado da Ledig House, em Omi (EUA), em 1996. Como médico tem especialização em psiquiatria, psiquiatria infantil, mestrado e doutorado em Psicologia, realizado na Universidade Paris 13. Realizou pós-doutorado em Psiquiatria da Infância, pela Universidade Paris 6. É psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre. Atualmente, trabalha como professor de psiquiatria na Fundação Universitária Mário Martins e como professor convidado no curso de Psicologia da Unisinos e UFRGS.
 

Dado Schneider
É formado em Comunicação e pós-graduado em Marketing. Possui mais de 24 anos de experiência como professor em importantes universidades do País. Foi executivo de grandes empresas durante 25 anos, consultor de Marketing por cinco anos e vive de palestras e conferências por todo o Brasil a três anos.
 

Dinarte Ballester
Médico psiquiatra, doutor em psiquiatria pela Unifesp, gerente dos serviços de saúde mental do Sistema de Saúde Mãe de Deus.


 

Doris Hupfel Moreno
Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1982 e foi Médica Residente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPQ-HC) da FMUSP de 1983-1985. Defendeu Mestrado em 1995 e Doutorado em 2004, pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Durante mais de 25 anos foi supervisora de residentes do GRUDA. Atualmente é Médica Assistente e Pesquisadora do Grupo de Doenças Afetivas (GRUDA) do IPQ-HC-FMUSP. Participa de várias associações, entre elas a Associação Brasileira de Psiquiatria, International Society of Bipolar Disorders, International Society of Mood Disorders, Associação Brasileira de Transtorno Bipolar. É membro fundador da Associação Brasileira de Pacientes, Amigos e Familiares de Transtornos Afetivos (ABRATA).

Eugenio Horacio Grevet 
Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal; Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio Grand do Sul;chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.



Flavio Milman Shansis
Diretor Tesoureiro Adjunto da APRS. Possui Graduação em Medicina pela UFCSPA, Residência em Psiquiatria pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS. Professor da Residência em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro (responsável pela cadeira de Transtornos do Humor). Coordena o Programa de Pesquisa e Ensino em Transtornos de Humor (PROPESTH) junto ao Hospital Psiquiátrico São Pedro. 

 

Felix Henrique Paim Kessler
Psiquiatra, PhD, Vice-diretor do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da UFRGS e Chefe da Unidade de Psiquiatria de Adição do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). 



 

Fernando Lejderman
Médico Psiquiatra (UFRGS), Psicoterapeuta (CELG), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Presidente da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (2008/2009). Membro do Departamento de Psiquiatria Clínica da APRS, Colaborador e parceiro do CELPCYRO, Coordenador na área de Humanismo Médico de CELPCYRO.


Gilberto Schwartsmann
Graduado em Medicina, Residencia Médica no Serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. PhD em Farmacologia de Drogas Anticâncer, Pós-Doutorado pela European Organization for Reasearch and Treatment of Cancer. Atualmente, é Professor de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFRGS, Preside a Fundação Central Sul Americana para o Desenvolvimento de Drogas Anticâncer; Membro titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina; Membro do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Ernesto Dorneles.
 

Gledis Lisiane Correa Luz Motta
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (2005), residencia-medicapelo Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2008) e residencia-medicapela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria.


Idel Mondrzak
Médico Psiquiatra pela UFRGS; Professor e supervisor do Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica (CEPOA-UFRGS); Membro da Sociedade Psicanalítca de Porto Alegre.




Jorge Antonio Jaber Filho
Psiquiatra pela ABP, Pós-Graduado em Dependência Química Harvard Medical School, MBA Fundação Getúlio Vargas, Presidente da ABRAD (Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas),  Membro do Conselho Municipal Antidrogas da Cidade do Rio de Janeiro e Membro do Conselho Estadual Antidrogas do RJ, Membro da Comissão Antidrogas do IAB, Diretor-Presidente da Clínica Jorge Jaber.


Luis Augusto Paim Rohde
Professor Titular de Psiquiatria - UFRGS, Professor da Pós-Graduação em Psiquiatria - USP, Coordenador-Geral do Programa de TDAH do HCPA, membro do Grupo de Trabalho sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtornos Disruptivos do Comportamento da DSM-5, Associação Americana de Psiquiatria, Presidente da World Federation of ADHD, Vice-Presidente da International Association of Child and Adolescent Psychiatry and Allied Disciplines (IACAPAP), Vice-Coordenador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para a Infância e Adolescência.

Luiz Carlos Mabilde 
Psiquiatra (UFRGS) e Professor/Supervisor Convidado dos Cursos de Especialização em Psiquiatria, Psicoterapia e de Supervisão do CELG/UFRGS; Psicanalista Didata e Professor do Instituto de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA/IPA).



Madeleine Scop Medeiros
Psiquiatra pela UFRGS/HCPA, mestre em Neurociências pela PUCRS, preceptora da residência de Psiquiatria do HMIPV / UFCSPA.

 

Maria Helena Martins
Professora de Literatura, Especialista em Leitura, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP), docente e Pesquisadora na UFRGS e USP, com vários livros publicados. Fundadora, Presidente Honorária e Diretora de Cultura, Humanismo e Literatura do CELPCYRO.

Paulo Knapp
Psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela UFRGS, formação em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute (USA), Research Scholar sob orientação de Aaron Beck na Universidade da Pensilvânia (USA), Membro Fundador da Academy of Cognitive Therapy (ACT), Membro Fundador e Ex-Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). 

Paulo Silva Belmonte de Abreu
Doutorado em Medicina - Ciências Médicas Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA e Membro do Conselho Editorial da Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul.

 

Pedro Eugênio Mazzucchi Ferreira
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande, mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Clínica Médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é conselheiro - Cruz Vermelha e professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Ricardo Moreno
Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1981, completou a Residência Médica em Psiquiatria em 1984 e o Doutorado em Medicina em 1996. Desde 1986 é Médico Assistente contratado pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Fundou em 1983 o Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (GRUDA) o qual dirige até hoje. Atua como Professor de Pós-graduação e Professor Médico Colaborador do Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Tem experiência em assistência, ensino e pesquisa na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos depressivos, transtorno bipolar e psicofarmacologia de medicamentos antidepressivos e estabilizadores de humor.


Ygor Arzeno Ferrão
Possui graduação em Medicina, Residência em Psiquiatria, Mestrado em Medicina: Ciências Médicas e Doutorado em Psiquiatria. Professor Adjunto de Psiquiatria da UFRGS e Médico Psiquiatra Preceptor no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Professor colaborador no PPG Ciências da Saúde e Ciências da Reabilitação da UFCSPA. Membro do Consórcio Brasileiro de Pesquisa em Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (CTOC).

Informações: GW Eventos (51) 33884944 faleconosco@gweventos.com.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos Crie seu evento aqui